Programa de lazer

O Programa de Lazer da Apabb engloba atividades lúdicas, sociais, artísticas, virtuais, turísticas  e intelectuais. Sua função é a descoberta de um corpo mais ativo e saudável, a ampliação e o fortalecimento do relacionamento interpessoal e o usufruto do meio ambiente, tanto natural quanto social.

Ao mesmo tempo, o programa busca também estimular as famílias para a participação social. Ao facilitar o contato das pessoas com deficiência com o patrimônio cultural das cidades e com clubes, parques, áreas verdes, entre outros espaços, o programa possibilita a inclusão social, a autonomia, o desenvolvimento das habilidades individuais e as transformações comportamentais.
 
Ações

Acampamento e Colônia de Férias

Geralmente realizados no período de férias, o projetos abrangem viagens e passeios a locais próximos à natureza ou espaços diferentes do ambiente cotidiano, com uma equipe de profissionais capacitados e sem a presença de familiares. O intuito é possibilitar momentos de diversão, integração e qualidade de vida, assim como acesso aos bens culturais e naturais, interação com o grupo e a experiência da independência e da fruição com o meio que o circunda.

Caminhar

Desenvolvido em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o projeto Caminhar visa promover a inclusão e o atendimento de frequentadores com deficiência de AABBs, por meio de atividades de recreação, permitindo a integração com os demais associados. Além de contar com uma infraestrutura de lazer e esporte completa, as AABBs mantêm uma programação esportiva, cultural e social voltada a todas as faixas etárias.

Passeios

O objetivo da ação é romper com as barreiras culturais e físicas e mobilizar a sociedade para receber as pessoas com deficiência. A inclusão social abrange a prática do lazer nas suas mais diversas formas: lúdico-recreativa, cultural, social e religiosa. Isso se dá por meio da utilização dos espaços e equipamentos públicos/privado e da participação nas atividades oferecidas pela cidade, como pontos turísticos, cinemas, teatros, museus, shows, restaurantes, clubes, parques, sítios, praias, estádios, hotéis, trilhas, etc.

Discoteca

Realizado de forma exclusiva ou ainda em discotecas da cidade, o projeto fortalece a independência, a confiança e o convívio social das pessoas com deficiência, ao propiciar a manifestação em público de sua expressão física e emocional, por meio da música, da dança e do relacionamento com outro. Além de colaborar para a construção de indivíduos mais felizes e equilibrados, o projeto permite estreitar o vínculo entre as famílias e os profissionais da Apabb.

Encontro de Famílias (ENFA)

O projeto possibilita a troca de experiências, o fortalecimento de laços afetivos, entre pessoas com deficiência, familiares, amigos e convidados, e maior aproximação com a Apabb. A ideia é mobilizar as famílias para se tornarem atores de uma iniciativa que promove o acolhimento e a comunhão com o próximo.

Cadastre-se para receber nossas novidades