Notícias

Apabb leva lazer inclusivo à pessoas com deficiência e suas famílias

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garante que a pessoa com deficiência tem direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Neste sentido, a Apabb (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) desenvolve um Programa de Lazer voltado às pessoas com deficiência e suas famílias.

No segundo semestre de 2022, ano em que a instituição completou 35 anos de existência, a Apabb celebrou a data realizando cinco grandes encontros de famílias, que mobilizou os estados em que está inserida, e deu acesso ao lazer inclusivo para mais de 318 pessoas.

A Apabb Bahia e a Apabb Sergipe se reuniram na Costa do Sauípe. Já a Apabb Distrito Federal e a Apabb Goiás estiveram em Caldas Novas. Para marcar o encontro da Região Sul, a Apabb Santa Catarina, a Apabb Paraná e a Apabb Rio Grande do Sul se hospedaram na cidade de Governador Celso Ramos. O encontro da Região Sudeste levou a Apabb São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais para Aracruz. Por último, a Apabb Ceará, a Apabb Pernambuco e a Apabb Rio Grande do Norte conheceu Porto de Galinhas.

"Os Encontros de Famílias no formato regional possibilitaram uma integração entre famílias de diferentes estados, criando a possibilidade de interagir com pessoas que vivem realidades regionais distintas, mas que, em essência, encontram as mesmas dificuldades e enfrentam as mesmas lutas pela inclusão e o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva e solidária. Todos saem fortalecidos. E desfrutam, na prática, de valiosos momentos de lazer, de reflexão e de muita alegria e diversão. É um dos projetos mais significativos da Apabb", conta o presidente da Apabb João Leopoldo Petry, que esteve presente em grande parte dos eventos.

Com o apoio de parceiros, mantenedores e uma equipe de profissionais capacitada, a maior parte das famílias, muitas delas em vulnerabilidade social, teve a oportunidade de viajar pela primeira vez.

A prática do lazer é um importante instrumento de participação e inclusão social. Ao facilitar o contato das pessoas com deficiência e suas famílias ao patrimônio cultural das cidades, a Apabb atua diretamente no fortalecimento da autoestima, na descoberta de novas potencialidades, no desenvolvimento do sentimento de pertencimento e dos avanços para transformações comportamentais.

Programa de Lazer
Entre as ações oferecidas pelo programa, que acontece ao longo do ano todo, estão: acampamento e colônia de férias, caminhadas nas AABBs, passeios em espaços públicos, baladas inclusivas e os Encontros de Famílias (ENFA).

3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Em 1992, o dia 3 de dezembro foi escolhido como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). A iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades; promover os direitos humanos; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão.

Data de publicação: 01/12/2022

Cadastre-se para receber nossas novidades