Notícias

Doe parte do seu IR para a Apabb e apoie a inclusão de pessoas com deficiência

Incentivos fiscais te ajudam a saber exatamente para onde vai o seu imposto

Desde 2007, a Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 permite que qualquer contribuinte invista parte do que pagaria de Imposto de Renda para financiar projetos sociais, podendo deduzir até 6% do imposto devido na Declaração de Ajuste Anual. Todos os projetos aprovados são avaliados e monitorados pela Secretaria Especial do Esporte, o que garante que você apoie uma iniciativa esportiva de confiança e a Apabb (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) é uma delas.

Até o último dia útil do ano, ou seja, 27 de dezembro de 2019, o Projeto Movimento da Apabb pode receber doações. Além de apoiar a inclusão de pessoas com deficiência, o valor doado não sai do seu bolso! A contribuição será abatida do seu imposto de renda devido: se você tiver impostos a pagar, pagará menos ou se você tiver imposto a ser restituído, sua declaração vai ser acrescida do valor doado.

O projeto da instituição oferece atletismo, basquetebol, bocha, futebol de campo, futsal, handebol, karatê, notação e vôlei de praia para pessoas com deficiência, que acontece em Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vitória (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e São Paulo (SP). As atividades fortalecem a autonomia, a independência e a melhora da qualidade de vida destas pessoas e suas famílias.

Veja o passo a passo e entenda como doar

1- Estime o valor total de imposto devido em 2019 e faça um depósito identificado de até 6%. Uma boa alternativa é usar como base a sua declaração de IR de 2018. Para isso basta consultar seu holerite/espelho, verificar o valor do imposto retido e multiplicar pelos 12 meses do ano, ou até mesmo usar o simulador da Receita Federal (clique aqui).

2-  Depois de definir o valor a ser doado, faça um “depósito identificado” (atenção: não é TED, DOC e nem transferência bancária entre contas) na conta do projeto, conforme os dados abaixo:

Banco do Brasil
Agência:
3324-3
Conta corrente: 25.818-0
CNPJ: 58.106.519/0001-39
1º Identificador: número do seu CPF
2º Identificador: 2
3º Identificador: não é necessário preencher esse campo, deixe em branco (preencha apenas o identificador 1 e 2, conforme o exemplo acima).

ATENÇÃO: No momento do depósito identificado, o nome do beneficiário não será Apabb e sim: "MESP 1712618-52”

Pronto! Você doou e o valor deverá ser lançado na sua próxima declaração de IR.

Vale lembrar que é possível fazer a doação por todos os canais bancários: App do BB; internet banking; caixa eletrônico ou direto no caixa em qualquer agência.

3- Após receber o depósito identificado, vamos te enviar um recibo de doação de duas formas: por e-mail e fisicamente para a sua casa. Para recebe-lo, nos envie um e-mail com seu nome, endereço, CPF e telefone para faleconosco@apabb.org.br.

 ATENÇÃO: não é necessário anexar o seu comprovante de depósito.

Perguntas e respostas (FAQ)

Em quanto tempo após fazer a doação vou ter o meu recibo?

A Apabb fará o envio dos recibos até o final do mês de janeiro de 2020, de forma física e virtual (não se esqueça de enviar um e-mail com seu nome, endereço, CPF e telefone para faleconosco@apabb.org.br após efetuar a doação). No entanto, o comprovante de depósito que você já tem em mãos vale como recibo, caso precise.

Qual é o máximo de dedução com incentivos fiscais por pessoa?

Pessoas físicas podem doar até 8% do IR devido. No caso da Lei de Incentivo ao Esporte, em especial, esse teto é de até 6%. 

É possível doar para mais de uma instituição?

Sim. É possível destinar para mais de um fundo, projeto ou organização, somando as diferentes porcentagens e desde que se disponha de imposto suficiente para doar. Basta respeitar o limite de cada incentivo fiscal. Na Lei de Incentivo ao Esporte é de até 6%.

O que a Apabb vai fazer com o recurso doado?

Através da captação será possível investir em uniformes para alunos e equipe, em festivais esportivos (dois por estado, chegando a 26 eventos no ano), aquisição de peças e acessórios esportivos necessários para a execução do projeto, além de salário e capacitação dos profissionais. Sem citar a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias, o fortalecimento da autonomia, independência, sociabilidade, inclusão social e entre tantos outros benefícios.

Fale com a Apabb
Fones
: (11) 3105-4214 / 3105-3439
E-mail: faleconosco@apabb.org.br

Data de publicação: 25/10/2019